sábado, 22 de outubro de 2011

Revolução Burguesa e Socialista na Rússia


Durante o século XX, a Rússia encontrava-se com condições económicas, sociais e políticas debilitadas, as quais foram agravadas pela sua entrada na 1ª guerra, pois apesar de ter ido com um exército enorme, o seu equipamento era horrível. Assim, a Rússia a nível económico encontrava-se pouco desenvolvida e essencialmente agrícola, a nível político estava sob um regime ditatorial e absolutista, e a nível social o povo estava oprimido e miserável (sentiam-se como escravos).
Em 1905, os liberais tentaram uma revolução, mas esta foi esmagada pelo czar e as suas tropas, contudo, ele teve de abolir alguns privilégios e permitir a Duma (Parlamento), apesar de na prática tal não ser verdadeiro.
Os partidos, mesmo com toda a perseguição, continuava a sua atividade. O Partido Constitucional Democrata (DKT), apoiado pela burguesia, queria impor um regime parlamentar. Os Socialistas Revolucionários eram partidários do coletivismo e da socialização dos meios de produção. E os Sociais-Democratas (mais tarde divididos em Mencheviques e Bolcheviques) eram os mais radicais e defendiam a proletarização da sociedade e o fim da propriedade privada.
A agitação operária, juntamente com as piores condições de vida e a intensa campanha contra o regime czarista, feita por Lenine, deram origem À Revolução de fevereiro de 1917, em Petrogrado. Esta revolução aconteceu com a ajuda de soldados, políticos, operários e estudantes que invadiram o Palácio do Governo e tomaram o poder, na qual se destaca também o papel de Trotsky, companheiro de Lenine.
Os manifestantes, com a vitória, formaram os Sovietes, compostos por soldados e operários de Petrogrado e por um Comité Executivo, presidido por um menchevique e um socialista revolucionário. O Soviete de Petrogrado propôs-se a analisar e discutir os problemas russos, para os resolver de acordo com a vontade maioritária.
Da Duma, formou-se o Governo Provisório (presídio por um constitucional democrata) apoiado pela burguesia. Começou por legislar transformando o Estado russo num regime liberal, pelas influências ocidentais: Estado laico; júris nos tribunais; eleições por sufrágio universal; adoção de 8horas por dia no operariado; etc. Porém estas medidas não foram bem recebidas, pois existia muita desordem.
Assim, a Soviete do Petrogrado uniu-se ao Comité Executivo, passando a existir na Rússia a coexistência de dois poderes opostos, como uma espécie de regime duplo.
O Governo Provisório queria a estabilização da situação interna, o Soviete de Petrogrado queria uma democracia direta, incentivando à autonomia. Os dirigentes Sovietes (apoiantes de Marx) defendiam a socialização da economia e a instauração da ditadura do proletariado (fase intermédia para a construção do comunismo). O seu dinamismo revolucionário transmitiu-se aos restantes sovietes, o qual é explicado também pelo retorno de diversos políticos e outros exilados/presos à Rússia, como Lenine, que assumiu logo o lugar destaque no Soviete de Petrogrado e na liderança dos bolcheviques. O Partido Bolchevique exigia a paz imediata e separada, a liberdade para as colónias, a expropriação dos senhorios fundiários, a nacionalização (de terras, bancos e grandes indústrias) e o controlo da produção pelos operários. Estas ideias agradaram à população, visto que iam de encontro às suas reivindicações.
Esta democracia paralela apenas fez com que aumentasse a desordem política, administrativa e social. Havia miséria, falta de produtos, a Rússia parecia estar numa guerra civil. Encontrava-se numa completa confusão pois leis antigas tinham sido dissolvidas e ainda não tinham sido postas em vigor novas, fazendo com que o povo andasse descontrolado: os camponeses apoderavam-se das terras, os patrões fugiam, os trabalhadores apoderavam-se das fábricas e os soldados andavam em conflito com os oficiais e entre si.
A desordem interna refletiu-se de forma muito negativa no meio político, incapaz de controlar a situação. A Duma era cada vez mais ineficaz, os partidos não se entendiam e os governos precediam-se uns a seguir aos outros, mudando de constitucionais democratas para socialistas mencheviques, sem obter resultados.
Aproveitando o descontrolo, o Soviete de Petrogrado (bolcheviques) resolveu, através dos Guardas Vermelhos, ocupar as instalações do Governo e apoderar-se do poder. Esta foi a Revolução de outubro, ocorrida quase sem oposição do Governo e sem derrame de sangue.

Sem comentários:

Enviar um comentário