sábado, 11 de dezembro de 2010

Proteccionismo e Mercantilismo

Baseado na prosperidade holandesa, houve um reforço das teorias que consideravam a actividade mercantil o motor da economia e riqueza dos povos. Mas veio também mostrar que para tal era necessário existir uma balança comercial favorável, ou seja o saldo existente entre as importações e as exportações deveria ser positivo. Com estas ideias, outros países europeus tentaram copiar o modelo económico holandês.
Foi em França e Inglaterra que foram praticadas as primeiras medidas proteccionistas, que se resumiram na adopção de políticas fiscais e alfandegárias que favoreciam as exportações e acabassem com as importações. O proteccionismo apoiou-se no mercantilismo, que orientou muitos economistas neste período.
Segundo o mercantilismo um país deveria ter uma grande quantidade de metais preciosos (ouro e prata), pois era nisso que se baseava a sua riqueza. Para tal, deveria ter uma grande actividade económica e, acima de tudo, manter a sua balança comercial favorável. Os Estado deveriam favorecer o desenvolvimento da sua produção interna, de modo a que não necessitem de comprar ao estrangeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário