sábado, 11 de dezembro de 2010

Domínios comerciais holandeses

A Holanda desenvolveu-se por causa do seu comércio dinâmico e rico. Como tinham muitos produtos, os holandeses vendiam-nos a preços baixos para de seguida os aumentarem, obtendo desta forma mais lucro. Começaram assim a dominar zonas que lhes fossem favoráveis ao comércio. A primeira zona dominada pela Holanda foi o Báltico. Como era calmo e de fácil navegação tornou-se um óptimo local de comércio. O Báltico permitiu aos holandeses importar produtos que tinham em falta, graças ao rápido e grande aumento da população.
Durante este tempo, os outros países da Europa estavam em guerras religiosas, e a Holanda aproveitou esse facto para comercializar e avançar no seu desenvolvimento, já que não estava em guerra. Aproveitou as crises dos outros para comprar produtos estrangeiros a preços mais diminuídos e vende-los aqueles que estavam em guerra e que, como tal, não tinham disponibilidade nem recursos para comercializar ou comprar produtos para si.
Outra zona de implantação do comércio holandês foi a Península Ibérica. Iam a Lisboa para comprar especiarias e a Sevilha prata americana. Além das especiarias, Lisboa também lhes fornecia o sal, que era necessário para conservar os produtos e as peles. Em troca forneciam aos Portugueses cereais e manufacturas.
A Holanda também aproveitou para ficar com as rotas do Mediterrâneo, pois esta zona entrou em crise, devido às fomes, epidemias e guerras.
Com todo este desenvolvimento, a Holanda decidiu lutar pela sua independência (na altura a Holanda pertencia a Espanha) e aventurar-se no comércio colonial, expansão ultramarina. A Holanda passou a comercializar com alguns países, pagando-lhes mais do que os portugueses e espanhóis pelos produtos. Também construíram feitorias e entrepostos comerciais em vários locais e companhias monopolistas (Companhia das Índias Ocidentais e Companhia das Índias Orientais). Fizeram várias conquistas espalhadas pelo mundo:
- em África conquistaram da Mina e fundaram uma colónia de emigração no Cabo;
- no Oriente expulsaram os Portugueses, criaram entrepostos comerciais e estenderam as rotas até á Ásia;
- na América perderam a Nova Amesterdão (Nova Iorque) para os ingleses e apenas ficaram com uma pequena parte das colónias.
Depois, com o desejo pelo açúcar, os holandeses fizeram várias tentativas para se instalarem nas colónias portuguesas do Brasil, onde implantaram territórios. Portugal só começou a tentar recuperar o Brasil quando conseguiu a restauração da sua independência e teve de pedir ajuda a Inglaterra. Conseguiram assim, mandar embora os holandeses, mas tiveram de abrir as portas aos ingleses e reconhecerem os seus territórios no oriente.

Sem comentários:

Enviar um comentário