quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Holanda

Como foi visto anteriormente a Holanda impôs-se perante a política de mare clausum dos povos ibéricos, que foi depois substituída pela política de mare liberum. A Holanda pode assim começar a desenvolver-se tanto a nível agrícola como a nível manufactureiro.
Agricultura:
Um dos objectivos foi aumentar a superfície cultivável. Para isso, foi construído um sistema de diques e canais, e foram utilizados moinhos de drenagem. Estas obras tornaram os holandeses peritos em hidráulica e mecânica.
Também melhoraram algumas das suas técnicas agrícolas (o cultivo trienal foi substituído pela rotação continua de culturas), a pastorícia e a criação de gado.
Tudo isto, fez com que a burguesia mercantil começasse a investir nas explorações agrícolas, o que fez com que houvesse um ainda maior desenvolvimento.
Manufactura:
A Holanda tinha uma grande diversidade de manufacturas. Tinha as indústrias têxteis (tinturia, calandragem, acabamento de panos), indústria de instrumentos de precisão (relojoaria, óptica, matemática, geometria), metalurgia, produção de papel, entre outras.
A mais importante foi a construção naval, pois era através do mar que eram realizadas as trocas comerciais. A indústria das pescas também foi muito importante. A Holanda aumentou a sua actividade piscatória para ajudar outros países que não comiam carne, vendendo-lhes peixe quando estes não o tinham.

Todo este desenvolvimento, fez aumentar as condições de vida holandesas, o que fez com que houvesse um crescimento demográfico. Este crescimento também se deu devido á tolerância holandesa (foi local de refugio para vitimas de perseguição político-ideológica, e religiosa).

Sem comentários:

Enviar um comentário