sábado, 11 de dezembro de 2010

Mercantilismo em Portugal

Em Portugal, as medidas mercantilistas apenas foram adoptadas em finais do século XVII (reinado de D. Pedro II). No início os portugueses deixaram a sua economia ficar dependente da exploração colonial, mas com o tempo esta veio a cair e, com a concorrência da Holanda, França e Inglaterra, foi ainda mais prejudicada. Foi então necessário arranjar uma forma de melhorar a situação económica do país, e assim apareceu o mercantilismo em Portugal.  Podemos então dizer que estas medidas foram oportunas e ao mesmo tempo tardias. Foram oportunas porque apareceram numa altura em que Portugal precisava bastante de desenvolver a sua manufactura e  de produzir mais. Foram também tardias pois, em relação aos outros países europeus, Portugal ficou muito atrasado e não se pode desenvolver tanto como eles.

Primeiras medidas mercantilistas em Portugal
"Restrição às importações, nomeadamente com a promulgação de novas leis pragmáticas*. Entre os artigos mais visados encontravam-se os tecidos de luxo, os chapéus, as rendas e os brocados, os vidros e os azulejos."
® restrição aos produtos de luxo utilizados essencialmente pela nobreza e burguesia / *leis que proibem as importações.

“Política de desvalorização monetária que, encarecendo os produtos estrangeiros entrados em Portugal e embaratecendo os portugueses no estrangeiro, incentivou as exportações, ao mesmo tempo que entrava o crescimento das importações.”
® a desvalorização da moeda incentivava as exportações e travava as importações.

“Incentivo e protecção às indústrias através dos seguintes meios: fundação de novas manufacturas (vidros, têxteis, fundição de ferro…); contratação de mão-de-obra qualificada no estrangeiro; concessão de benefícios fiscais  e subsídios financeiros.”
® incentivo às indústrias, mão-de-obra qualificada e isenção de impostos.

“Apoio ao comércio com adopção de medidas de incentivo á construção naval e a criação de novas companhias monopolistas para o comércio colonial (exemplo: Companhia do Cachéu, de 1675, e a Companhia do Maranhão, de 1679).”
® apoio ao comércio com construção naval e criação de companhias monopolistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário