sábado, 11 de dezembro de 2010

Conceitos

Bolsa
"Originariamente, o termo bolsa equivalia a feira, pois designava o lugar onde se reuniam os mercadores para efectuarem as suas transacções, quer em mercadorias, quer em capitais. Só a partir do século XVI a especulação financeira se separou da contratação de mercadorias, passando a fazer-se em locais próprios."


Banco
"Estabelecimento ou organismo financeiro que, em nome de um particular ou de uma sociedade, efectua operações económicas tendentes a realizar lucros sobre o numerário."

® Estabelecimento financeiro que realiza operações económicas, para obter um maior lucro. Um exemplo foi o Wisselbank ou Banco de Transferências de Amesterdão, em 1605. Este foi inicialmente feito para a realização de transferências, mas a partir de 1615, passou também a conceder empréstimos e a praticar investimentos.

Capitalismo comercial e financeiro
"Sistema económico caracterizado pelo predomínio do capital comercial sobre a produção, os bancos e as bolsas. Foi o tipo de capitalismo predominante na Europa até ao eclodir da Revolução Industrial."

® Sistema económico em que o capital vinha essencialmente do comércio, em vez da produção, bancos ou bolsas. Depois da Revolução Industrial foi substituído pelo capitalismo industrial.

Sociedade por acções
"Associação económica (com fins comerciais, financeiros ou outros) cujo capital activo resulta da junção de pequenos investimentos particulares e até, por vezes, anónimos. Os pequenos investidores privados não participavam directamente nos negócios e apenas comparticipavam nos lucros e prejuízos."

® Sociedades que eram criadas a partir de vários investidores particulares (ou até anónimos) para criar grandes capitais. A primeira do género foi a Companhia das Índias Orientais (1602) para a exploração do comércio colonial, que foi seguida por outras, tal como a Companhia das Índias Ocidentais (1621) criada para o tráfico com as Américas e a África Ocidental. Estas foram mais tarde tranformadas em companhias por acções.
® Local onde se faziam trocas de mercadorias e de capitais (feiras), mas a partir do século XVI, passaram a ser feitas trocas de capitais em edifícios próprios (bancos).

Sem comentários:

Enviar um comentário