sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Antigo Regime



De uma forma generalizada, o Antigo Regime foi um regime social e político que vigorou na Europa entre os séculos XVI e XVIII. Esta designação surge como bandeira ideológica. Durante o decorrer da Revolução Francesa foi necessário identificar o sistema derrubado em 1789, e assim surgiu este designo, que ao longo dos anos foi sendo desenvolvido tanto pela historiografia de França como de outros países.
No entanto, embora o conceito de Antigo Regime seja normalmente utilizado em termos políticos e sociais, a sua aplicação noutras áreas é frequente devido á especificidade dos ritmos de evolução. É então referido:
- um Antigo Regime económico, este foi predominantemente agrícola e perturbado por crises de subsistência, teve trocas muito limitadas e o autoconsumo era predominante. Durou até à generalização da Revolução Industrial (até meados do século XIX), mas em algumas zonas, tais como o interior de Portugal e em Espanha, durou até à primeira metade do século XX;
- um Antigo Regime demográfico, com elevados níveis de naturalidade e de mortalidade (principalmente infantil), e com um casamento tardio em funcionamento como travão á fecundidade e com uma elevada sensibilidade às circunstâncias económicas. Este permaneceu até ao início do século XVIII;
- um Antigo Regime mental e cultural, com crenças e costumes ancestrais, uma religião muito influente e dominante (catolicismo), com diversidades regionais. Apenas começou a desaparecer na segunda metade do século XIX.
Em Portugal, a expressão «antigo regime» foi também utilizada depois do 25 de Abril para denominar o regime político antidemocrático vigorante no país entre 1906 e 1974.

Sem comentários:

Enviar um comentário