segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Expansão Portuguesa

Os portugueses foram verdadeiros pioneiros no arranque da expansão ultramarina que foi iniciada por D. João I (1ºrei da 2ª dinastia).
O Infante Henrique, um dos seus filhos, foi muito importante no inicio da Expansão porque foi ele que preparou a maioria das viagens que se fizeram á Costa Africana. Esta Expansão foi apoiada pelos diferentes grupos sociais, cada um por diferentes motivos: o rei queria mostrar o seu poder e grandeza e resolver os problemas económicos do país; a nobreza queria mais terras, cargos e mão-de-obra para a agricultura; o clero queria combater os Muçulmanos e aumentar os rendimentos; a burguesia queria mais lucros e novos mercados para o comércio; o povo queria melhorar a sua vida emigrando para as terras descobertas.
Mas não bastava a sociedade portuguesa apoiar a Expansão, eram necessárias condições. No séc. XV, Portugal tinha um conjunto de condições que lhe permitiram ser o 1º país europeu a iniciar a expansão marítima, tais como a estabilidade política e o clima de paz, a situação geográfica do país (com uma extensa costa marítima), o apoio do rei às actividades marítimas e á construção naval, a experiência nas actividades ligadas ao mar (como a pesca e o comércio marítimo) e os conhecimentos de técnicas e instrumentos de navegação utilizados por povos do Oriente e trazidos pelos Muçulmanos e Judeus.
Podemos dizer que a Expansão marítima iniciou-se no ano de 1415, com a conquista de Ceuta (cidade do Norte de África dominada pelos Muçulmanos). No entanto a conquista de Ceuta foi um fracasso económico porque os Mouros desviaram as rotas de comércio para outras cidades do Norte de África e Ceuta passou a ser constantemente atacada Depois disto começou o rumo dos mares, ou seja, da exploração do Atlântico Sul pela costa ocidental africana. Este rumo começou no tempo de D. João I e perdurou nos reinados de D. Duarte, D. Afonso V, e D. João II.
Em 1498, foi descoberta a Índia por Vasco da Gama, e em  1500 foi descoberto o Brasil por Pedro Álvares Cabral (ambos no reinado de D. Manuel I). Assim Portugal passou a abranger quase todas as áreas do globo (Brasil, África, Índia e Timor). A antiga rota das especiarias, através do Mar Vermelho, dominada por Veneza, foi assim substituída pela rota do Cabo, controlada pelos Portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário