sábado, 30 de outubro de 2010

Êxodo Rural

Os séculos XV a XVII foram na sua maioria rurais, cerca de 80% da população trabalhava nos campos. No entanto essa situação foi mudando devido a uma estagnação da economia agrária.
Um dos factores que deu origem a essa estagnação económica foi a relação existente entre os proprietários e os trabalhadores. Os trabalhadores viviam uma situação instável, pois a qualquer momento podiam ser despedidos. Isso em conjunto com as corveias (dias que o trabalhador tinha de dispensar para trabalhar nas terras do rei) e os impostos faziam com que os trabalhadores não se quisessem esforçar e melhorar e investir na terra.
Depois também haviam os acidentes climáticos e as guerras, de origem essencialmente económica, que faziam com que existisse uma menor produção e os preços e impostos aumentassem, o que dava origem a doenças, pestes e fome e, consequentemente, levava á morte.
Todos estes factores fizeram com que houvesse uma saída para os centros urbanos. As pessoas dirigiam-se para as grandes cidades que dispunham de boas posições geográficas, assim como boas condições que levava á criação de feiras e mercados.

Sem comentários:

Enviar um comentário