terça-feira, 5 de outubro de 2010

Algumas frases sobre História


"Sem a História nós estaríamos num eterno recomeço, não teríamos como avaliar os erros do passado, para não errarmos novamente no futuro." (Rafael Hammerschmidt)
"A História como registo consiste em três estados, tão habilmente misturados que parecem ser apenas um. O primeiro é o conjunto dos factos. O segundo é a organização dos factos para que formem um padrão coerente. E a terceira é a interpretação dos factos e do padrão." (Henry Steele Commager)
"O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autómatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades." (Jacques Le Goff)
"A História procura especificamente ver as transformações pelas quais passaram as sociedades humanas. As transformações são a essência da História; quem olhar para trás, na História de sua própria vida, compreenderá isso facilmente. Nós mudamos constantemente; isso é válido para o indivíduo e também é válido para a sociedade. Nada permanece igual e é através do tempo que se percebe as mudanças." (wikipédia)

Sem comentários:

Enviar um comentário