sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Hegemonia Inglesa

Durante o século XIX, a Europa foi a maior potência económica do mundo. A Inglaterra possuía um lugar de destaque, pois foi a primeira a iniciar a sua industrialização. Na verdade, por volta de 1850, a Grã-Bretanha conseguia assegurar, sozinha, metade da população industrial do Globo, apesar de deter 2% da população mundial. Era o maior investidor de capitais a nível mundial e detinha a maior parte dos tráfegos do comércio internacional. Esta hegemonia apenas foi possível graças a diversos factores:
  • Foi o primeiro país no mundo a proclamar uma legislação liberal, o que possibilitou a instauração de estruturas político e económicas e sociais modernas bastante progressistas;
  • A nível científico e técnico, foi dos primeiros a desenvolver-se, aproveitando factores como o uso do vapor e a mecanização das fábricas. As suas indústrias eram as mais avançadas a nível tecnológico, e tinham o nível de mecanização mais alto, ou seja uma constante inovação neste campo, que lhes permitiu anteciparem-se em determinados factores de ponta, como as indústrias químicas, as têxteis e as metalúrgicas.
  • Deteve níveis de produtividade elevados, graças à racionalização do trabalho laboral;
  • Desencadeou a revolução agrícola, bem como a modernização dos transportes;
  • Tendo não só uma boa rede de carreiras marítimas, mas também boas relações com as suas colónias conseguiu expandir o seu comércio a nível comercial;
  • Modernizou a sua economia através da criação dos holdings (“sociedade de investimento de capitais que tem teoricamente por objectivo a gestão de uma carteira de valores mobiliários industriais ou comerciais”), trust (“agrupamento de empresas para dominar o mercado e diminuir a concorrência”) e cartéis, que garantiam o capital necessários ao empresários.
Assim, o sistema bancário inglês conseguiu também beneficiar, e a moeda inglesa, a libra esterlina, passou a ser a moeda de referência nas trocas financeiras. A Grã-Bretanha apenas permanecia nesta posição pois conseguia adaptar-se muito bem às constantes exigências do mercado.
Porém, esta situação não durou muito, porque outros países, aproveitando as descobertas dos ingleses, começaram também a modernizar a sua economia, chegando a estar ao mesmo nível que a Inglaterra.

Sem comentários:

Enviar um comentário