segunda-feira, 18 de julho de 2011

Revolução Industrial e a sua Expansão


A industrialização ocorreu em grande parte devido aos progressivos aperfeiçoamentos dos meios e processos produtivos, os quais se deveram ao desenvolvimento técnico e científico, isto porque apenas através destes dois últimos conseguiram produzir o máximo mais depressa e com menores custos.
Estes primeiros aperfeiçoamentos técnicos apareceram devido à grande motivação dos empresários e dos engenheiros fabris, através de conhecimentos científicos posteriormente descobertos. Assim, foi possível as indústrias sobreviverem á concorrência e desenvolverem-se.
Tudo isto, fez com que nos finais do século XIX, os empresários começassem a investir na investigação científica, e para tal criaram os laboratórios. Como consequência destes investimentos, a produção aumentou e melhorou bastante, os custos diminuíram e os lucros aumentaram.
Contudo, a dinâmica económica da altura fazia com que fosse necessário um contínuo esforço do aperfeiçoamento das técnicas, o que deu origem aos progressos cumulativos (“inovações científicas e técnicas que se potencializaram mutuamente, desenrolando-se numa dinâmica própria em que cada novo progresso servia de incentivo e trampolim para se chegar ao seguinte” – cada novo progresso criava condições para um segundo progresso, e assim consecutivamente).
Em relação à industrialização, os progressos inseriram diversas inovações que trouxeram consequências importantes para a época:
  • Descoberta e utilização de novas fontes de energia Energia como o vapor, a electricidade, o gás, o gasóleo e a gasolina tornaram-se indispensáveis na industrialização. A electricidade foi das mais importantes pois não era tão poluente como o vapor e o petróleo e, além disso, era mais eficaz em alguns sectores, como a iluminação;
  • Aperfeiçoamento das indústrias e aparecimento de novas Foi possível aperfeiçoar indústrias, estando em papel de destaque a indústria siderúrgica (produziam ferro e aço que era mais fácil e rápido de trabalhar, além de ser mais resistente e leve). Outros sectores importantes foram a metalurgia e as indústrias químicas;
  • Desenvolvimento de meios de transporte e comunicação Em relação aos meios de transporte, desenvolveu-se o comboio e a navegação a vapor (a circulação passou a ser mais rápida e, consequentemente, mais barata, assim as viagens passaram a ser mais curtas e deixam de existir zonas específicas que possuem um determinada produto), e mais tarde a bicicleta, o automóvel e a aviação. Na comunicação apareceram inventos como o telégrafo de cabo, a telegrafia sem fios, o telefone e a rádio. Todos eles, tanto nos transportes como na comunicação facilitaram a distribuição dos produtos no mercado.

Podemos então concluir que a Revolução Industrial teve na sua origem o aumento da investigação científica, bem como do investimento em novos inventos científicos e técnicas, sendo o laboratório a “peça indispensável” do complexo industrial.