domingo, 20 de março de 2011

Revolução Portuguesa - Causas

Em finais do século XIII, início do século XIX, existiram diversas situações que criaram um forte descontentamento aos portugueses. Estas podem ser divididas em razões políticas, económicas e sociais.
A nível político, a ida da Corte para o Brasil fazia com que Portugal se sentisse quase como uma colónia da sua principal colónia. Além disso, através dos estrangeirados (grupo de portugueses intelectuais, dos séculos XVIII e XIX, que se interessavam pelas novidades culturais inglesas e, principalmente, francesas), dos exilados portugueses no estrangeiro (fugidos à perseguição de Pina Manique, o intendente-geral da Polícia portuguesa, que iam maioritariamente para Londres e Paris), dos imigrantes franceses (fugidos do Terror) e dos membros da maçonaria (sociedade secreta cuja doutrina tem como rótulo a fraternidade e a filantropia universais e que usa como símbolo os instrumentos do pedreiro e do arquitecto, o triângulo e o compasso), o povo português entrou em contacto com os ideais iluministas e com o liberalismo. Depois, o facto de o general inglês Beresford estar praticamente a comandar Portugal e voltar a colocar em vigar a Inquisição, perseguindo os liberais, e usando esse poder de um forma abusadora e desagradada pelos portugueses.
A nível económico, Portugal além de estar a atravessar uma grave crise devido ao seu atraso, tanto a nível industrial como agrícola, outros factores vieram agravar ainda mais este facto. Nomeadamente as três invasões francesas (de 1807, 1809 e 1811) nas quais saqueavam, causavam variados estragos e impediam ainda mais o desenvolvimento português. Outro factor foi a abertura dos portos brasileiros ao estrangeiro, o que fez diminuir os lucros portugueses favorecendo países mais desenvolvidos que comercializavam com preços mais baixos, como a Inglaterra, que também comercializava em Portugal com preços mais baixos do que os nacionais.
A nível social, os portugueses encontravam-se bastante descontentes e com os ideais iluministas incutidos, o que fazia com que tivessem vontade de se revoltar, principalmente a burguesia que foi a causadora da Revolução. Pode-se então concluir que existiam em Portugal todos os factores favoráveis a uma Revolução Liberal, a qual vai ter início em 1820.